
13 momentos inesquecíveis da história da beleza
Desde o início dos tempos, as mulheres sempre tiveram rituais de cuidado para sentirem atraentes, saudáveis, serenas e seguras de si. Tudo em nome da beleza. Mas a definição da palavra muda constantemente, assim como as culturas que a definem e que são definidas por ela.
Confira essa viagem pelo tempo, enquanto relembramos alguns dos momentos e tendências de beleza mais importantes da história, desde 4000 a.C.
1. 4000 a.C.
A maquiagem de Cleópatra era mais que uma simples moda. De acordo com a National Geographic, os cílios cobertos ajudavam a protegê-la de infecções. A baixa quantidade de sais de chumbo presente no kohl (mistura de gordura animal utilizada por ela) aumentava a produção de óxido nítrico pelo corpo, estimulando o sistema imunológico e ajudando a combater as bactérias causadoras de doenças.
2. 1370
Foi produzido o primeiro perfume “moderno”, feito especialmente para a rainha Elizabeth, da Hungria. O aroma, conhecido como Água da Hungria, era feito com óleos aromáticos diluídos em uma solução de álcool.
3. 1500
Outra rainha, Elizabeth I, da Inglaterra, popularizou o uso da maquiagem. Ela aplicava uma mistura de chumbo branco com vinagre para dar um efeito pálido ao seu semblante e pintava os lábios de carmim com cera de abelha e tintas à base de plantas.
4. 1880
A rainha Victoria criticou o uso da maquiagem, que para ela parecia “muito vulgar”.
5. 1911
O diretor americano David W. Griffith levou a fama de ter inventado os cílios postiços para deixar os olhos das atrizes mais expressivos nos filmes mudos. Na verdade, a patente foi registrada pela canadense Anna Taylor, em 1911, e seu uso se popularizou na década de 1940.
6. 1912
Ativistas como Elizabeth Cady Stanton e Charlotte Perkins Gilman, que participaram das manifestações pelo voto feminino em 1912, usavam o batom vermelho intenso como símbolo de liberdade e rebeldia, demostrando mais uma vez que a cor dos lábios pode se tornar um sinal da força da mulher.
7. 1929
A Avon lançou sua linha de cosméticos em um momento que poderia ter sido desastroso: a Grande Depressão. No entanto, o negócio deu certo porque as Revendedoras podiam se deslocar e estar frente a frente com as clientes, inclusive nas áreas mais rurais. Vale relembrar também o “efeito batom”: estudos demonstram que na época da crise econômica, muitas mulheres recorriam ao uso da maquiagem para levantar o astral.
8. 1939-1945
Durante a Segunda Guerra Mundial, o uso dos cosméticos diminuiu na Grã-Bretanha, com exceção do batom. As enfermeiras do exército continuaram pintando seus lábios com tons brilhantes, pois acreditava-se que isso melhorava o ânimo dos soldados.
9. 1946
Eva Perón, ativista política e primeira-dama da Argentina, foi também um ícone de estilo na América Latina. Seu cabelo ondulado e loiro, sempre com um coque impecável e volumoso, causou impacto em todo o país e ficou conhecido mundialmente.
10. 1974
A década de 1970 foi especial para o movimento de liberação das mulheres nos Estados Unidos e em outro países: na Suíça elas conquistaram o direito de votar em 1971; a universidade de Oxford, na Inglaterra, abriu suas portas às estudantes em 1972; e os americanos aprovaram a Lei contra a Violência Doméstica em 1976, deixando que o problema fosse considerado apenas “um assunto particular”. Aquele também foi um ano de transformação para a moda e a beleza. Beverly Johnson se tornou a primeira modelo negra a aparecer na capa da revista americana Vogue.
11. 1980
O cabelo volumoso e as imensas ombreiras não foram as únicas tendências dessa década. Com o aparecimento da MTV em 1981, os looks mais atrevidos e descontraídos das rainhas do pop influenciaram todas as mulheres. Sombras exageradas, delineadores grossos, bochechas ruborizadas, lábios volumosos e sobrancelhas em destaque: girls just wanna have fun e muita maquiagem.
12. 2013
O tufão Yolanda devastou muitas regiões do sudeste da Ásia, inclusive as Filipinas. Nesse ano, o secretário do Departamento de Educação do país, Armin Luistro, pediu doações de produtos de beleza para levar às áreas mais atingidas. A Avon doou kits de maquiagem que incluíam batons de tonalidades mais brilhantes. “Estamos honrados de ter a oportunidade de ajudar a essas heroicas professoras a voltarem a seus postos de trabalho e a seus alunos”, comentou Faith Fernandez Aranton, Relações Públicas da Avon no país.
13. 2015
Hoje em dia, as sobrancelhas cheias vivem um grande momento. A Embaixadora da Avon Lucy Hale e suas sobrancelhas perfeitas são a prova disso. As mulheres tiram cada vez menos a sobrancelha, e preenchem com lápis e pó para que fiquem mais expressivas e demonstrem sua personalidade.
Qual será o próximo grande momento da beleza? Só o tempo dirá…