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13 momentos inesquecíveis da história da beleza

Desde  o início dos tempos, as mulheres sempre tiveram rituais de cuidado  para  sentirem atraentes, saudáveis, serenas  e seguras  de si. Tudo em nome da beleza. Mas a definição da palavra muda constantemente, assim como as culturas que a definem e que são definidas por ela.

Confira essa viagem pelo tempo, enquanto relembramos alguns dos momentos e tendências de beleza mais importantes da história, desde 4000 a.C.

150817-illustrated-history-cleopatra1. 4000 a.C.
A maquiagem de Cleópatra era mais que uma simples moda. De acordo com a National Geographic, os cílios cobertos ajudavam a protegê-la de infecções. A baixa quantidade de sais de chumbo presente no kohl (mistura de gordura animal utilizada por ela) aumentava a produção de óxido  nítrico pelo corpo,  estimulando o sistema  imunológico  e ajudando a combater as bactérias causadoras de doenças.

2. 1370
Foi produzido o primeiro perfume “moderno”, feito especialmente para a rainha Elizabeth, da Hungria. O aroma, conhecido como Água da Hungria, era feito com óleos aromáticos diluídos em uma solução de álcool.

3. 1500
Outra  rainha, Elizabeth I, da Inglaterra, popularizou o uso  da maquiagem.  Ela  aplicava uma mistura de chumbo branco com vinagre para dar um efeito pálido ao seu semblante e pintava os lábios de carmim com cera de abelha e tintas à base de plantas.

150817-illustrated-history-eyelash24. 1880
A rainha Victoria criticou o uso da maquiagem, que para ela parecia “muito vulgar”.

5. 1911
O diretor americano David W. Griffith levou a fama de ter inventado os cílios postiços para deixar os olhos das atrizes mais expressivos nos filmes mudos. Na verdade, a patente foi registrada pela canadense Anna Taylor, em 1911, e seu uso se popularizou na década de 1940.

150817-illustrated-history-word-bubble6. 1912
Ativistas  como  Elizabeth  Cady  Stanton  e Charlotte  Perkins  Gilman,  que  participaram das manifestações pelo voto feminino em 1912, usavam o batom vermelho intenso como símbolo de liberdade e rebeldia, demostrando  mais uma vez que a cor dos lábios pode se tornar um sinal da força da mulher.

7. 1929
A Avon  lançou sua linha de cosméticos  em um momento  que  poderia ter sido desastroso: a Grande Depressão. No entanto, o negócio deu certo porque as Revendedoras podiam se deslocar e estar frente a frente com as clientes, inclusive nas áreas mais rurais. Vale relembrar também o “efeito batom”: estudos demonstram que na época da crise econômica, muitas mulheres recorriam ao uso da maquiagem para levantar o astral.

150817-illustrated-history-bun28. 1939-1945
Durante a Segunda Guerra Mundial, o uso dos cosméticos diminuiu na Grã-Bretanha, com exceção do batom. As enfermeiras do exército continuaram pintando seus lábios com tons brilhantes, pois acreditava-se que isso melhorava o ânimo dos soldados.

9. 1946
Eva Perón, ativista política e primeira-dama da Argentina, foi também um ícone de estilo  na América Latina. Seu cabelo ondulado  e loiro, sempre com um coque impecável e volumoso, causou impacto em todo o país e ficou conhecido mundialmente.

10. 1974
A década de 1970 foi especial para o movimento de liberação das mulheres nos Estados Unidos e em outro países: na Suíça elas conquistaram o direito de votar em 1971;  a universidade de Oxford, na Inglaterra,  abriu suas portas às estudantes em 1972;  e os americanos aprovaram a Lei contra a Violência Doméstica em 1976, deixando que o problema fosse considerado apenas “um assunto particular”. Aquele também foi um ano de transformação para a moda e a beleza. Beverly Johnson se tornou a primeira modelo negra a aparecer na capa da revista americana Vogue.

11. 1980
O cabelo  volumoso e as imensas ombreiras não foram as únicas tendências dessa década. Com o aparecimento da MTV em 1981, os looks mais atrevidos e descontraídos das rainhas do pop influenciaram todas  as mulheres. Sombras exageradas, delineadores grossos, bochechas ruborizadas, lábios volumosos e sobrancelhas em destaque: girls just wanna have fun e muita maquiagem.

150817-illustrated-history-power-brow12. 2013
O tufão Yolanda  devastou muitas regiões do sudeste da Ásia, inclusive as Filipinas. Nesse ano, o secretário do Departamento  de  Educação do país, Armin  Luistro,  pediu doações de produtos de beleza para levar às áreas mais atingidas. A Avon doou kits de maquiagem que incluíam batons de tonalidades mais brilhantes. “Estamos honrados de ter a oportunidade de ajudar a essas heroicas professoras a voltarem a seus postos de trabalho e a seus alunos”, comentou Faith Fernandez  Aranton, Relações Públicas da Avon no país.

13. 2015
Hoje em dia, as sobrancelhas cheias vivem um grande momento. A Embaixadora da Avon Lucy Hale e suas sobrancelhas perfeitas são a prova disso. As mulheres tiram cada vez menos a sobrancelha, e preenchem com lápis e pó para que fiquem mais expressivas e demonstrem sua personalidade.

Qual será o próximo grande momento da beleza? Só o tempo dirá…

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