Ppal Hist Desmaquillante

A evolução do demaquilante


A maquiagem não é o único item importante para a nossa beleza. Cuidar da pele também é fundamental. E para isso, tirar a pintura no fim do dia é imprescindível. Você já se perguntou onde nasceu este hábito e como apareceu o demaquilante? Conheça sua história.

A limpeza é um dos itens mais importantes no cuidados com o nosso rosto, pois nossa pele acumula as impurezas do ambiente. E se a maquiagem não for retirada adequadamente, é muito provável que no local também se acumulem bactérias que causam infecções. Ao remover a maquiagem, deixamos os poros livres de resíduos e impurezas.

Embora muitos dos produtos que usamos hoje em dia sejam modernos, no início do século XX, já eram usados elementos naturais para lavar o rosto diariamente. Naquela época também começavam a surgir as grandes empresas de cosmética e, com elas, os produtos de maquiagem que usamos habitualmente. Para removê-los, as mulheres faziam a limpeza com uma mistura de farinha de enxofre, água de cal, glicerina e água de rosas. Elas aplicavam essa mescla todas as noites, enxaguando em seguida.

historia-desmaquillante-BR

Por volta de 1950, as técnicas evoluíram e o laboratório Mustela lançou o primeiro leite demaquilante, uma revolução para a época. Ele era aplicado com um algodão no rosto, enxaguando depois. O último passo era passar um creme hidratante.

02G13129Alguns anos mais tarde, em 1985, alguns óleos essenciais passaram a fazer parte da fórmula dos demaquilantes, uma tendência na indústria cosmética. Os óleos faziam bem à derme, além de limpá-la, nutri-la e hidratá-la.

Nos últimos dez anos, houve vários avanços. Ano após ano, chegaram ao mercado novos produtos com texturas e frascos diferentes. Em 2004, as toalhinhas demaquilantes, ideais para complementar a rotina de limpeza, estavam no auge. Esses paninhos úmidos, prontos para usar, ainda são alguns dos produtos preferidos de muitas mulheres.

Quatro anos mais tarde, as loções bifásicas se popularizaram. Metade água, Metade óleo, a mistura se tornou uma das melhores opções para remover as maquiagens à prova d’água, cada vez mais usadas.

Em 2010, o mercado surpreendeu, lançando produtos de limpeza para áreas diferentes do rosto: olhos, lábios e pele. E dois anos depois, apareceram os lencinhos umedecidos, vendidos em pequenos pacotes fechados, ideais para levar na bolsa. Esse produto traz ainda opções para as pálpebras, as maçãs do rosto e até para as unhas.

Em 2013, a Avon lançou o tônico facial Avon Solution Clean, um complemento da limpeza diária. Sua fórmula não tem álcool e é perfeita para todos os tipos de pele, deixando o rosto livre de impurezas.

02I95609Tipos de demaquilantes

Atualmente há vários tipos de demaquilantes, com diversas texturas. Saiba mais sobre eles e escolha de acordo com as suas necessidades e com sua pele:

  • Líquidos: em geral são à base de água, usados para remover a maquiagem de uso diário, ou seja, não são indicados para os produtos à prova d’água. Podem ser usados em qualquer tipo de pele, já que não contêm óleos. Mas são recomendados principalmente para peles mais jovens.
  • Oleosos: produzidos com óleos, muitas vezes misturados com outros ingredientes. Possuem alto poder de limpeza e são perfeitos para maquiagens de longa duração. São recomendados para peles normais e secas. Além de limpar, hidratam e nutrem a pele. A desvantagem é que podem deixá-la oleosa.
  • Bifásicos: metade à base de agua, metade à base de óleo. Ao agitar o frasco, ambos se misturam formando um só produto. São especiais para lábios e olhos, já que removem a maquiagem com mais profundidade, inclusive aquelas aplicadas em várias camadas, como no caso das máscaras de cílios e do batom.
  • Lencinhos umedecidos: práticos para levar na bolsa. Há vários tipos para cada pele, e até aqueles especiais para os produtos à prova d’água. Embora sejam muito populares, seu uso diário não é recomendado, porque a limpeza não é tão profunda como a realizada com outros produtos.
  • Leite demaquilante: de textura suave, é ideal para peles sensíveis, já que hidrata e refresca.
  • Creme demaquilante: recomendados para peles maduras, pois sua textura cremosa penetra na derme e se espalha mais facilmente nas eventuais rugas. Depois de aplicá-lo é fundamental enxaguar bem, para remover todos os resquícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *