Ppal Polvo Compacto

A história do pó compacto


É o produto responsável pela duração da nossa maquiagem, já que sua função principal é fixá-la e, em alguns casos, deixa-la homogênea. Saiba mais sobre sua origem e confira algumas dicas para escolher o melhor tipo e aplicá-lo de maneira correta.

Todas nós queremos uma maquiagem que dure horas, sem necessidade de retocar. Desde o momento em que começamos a nos arrumar, seja para trabalhar, sair com as amigas ou para ir a uma festa, queremos que a maquiagem se mantenha intacta. Para isso, o pó compacto é um item fundamental, já que fixa a nossa make up.

Por volta de 1400, as mulheres tinham um tom pálido na pele, por influência religiosa e também porque a tez branca era um indicador de alta posição social e econômica. Nessa época, foi descoberto o óxido de zinco, que ajudava a manter uma cor mais clara no rosto e no peito por mais tempo, sem causar danos à saúde. Antes, outros produtos já haviam sido testados, mas com resultados tóxicos, prejudiciais à saúde.

historia-polvo-compacto-BR

Até 1900, esse foi o tipo de pó mais usado pelas mulheres pertencentes às classes mais abastadas, as únicas que tinham acesso à maquiagem na época. Naqueles anos, começaram a aparecer as primeiras empresas que queriam criar produtos que pudessem ser comercializados em diversos setores. Max Factor, especialista em cosméticos e maquiador, criou o primeiro pó compacto, usado por atores e atrizes da época. Anos mais tarde, em 1918, ele passou a fabricar pós de diversas tonalidades, para cada tipo de pele.

lipstick and compact powderClaro que o pó compacto não demorou muito tempo para cair no gosto popular. Na década de 1930, com o auge da indústria cosmética, o pó se popularizou ainda mais. Naquele momento, eles não apenas uniformizavam o rosto, com também lhe davam distintos tons. Essa foi a época do boom da pele bronzeada e os pós mais escuros ajudavam a obter este efeito.

A partir de então, a evolução não parou mais. Esses produtos se tornaram cada vez mais delicados e com maior qualidade, em tons mates, acetinados e iluminadores. Nos anos 1980, algumas marcas também começaram comercializar pós com fator de proteção solar (FPS) em suas composições, para oferecer saúde, além de beleza.

Em 2012, a Avon lançou o Ideal Face Pó Facial Compacto, com a tecnologia InvisiBlend, que dá uma cobertura perfeita, deixando a pele com um aspecto bem natural, além de não obstruir os poros.

Hoje em dia, além de fixar a base, muitos pós também ajudam a dissimular imperfeições ou absorver a gordura em peles oleosas. Vários inclusive têm componentes anti-idade em sua fórmula.

compact powder and black brush isolatedConselhos para aplicar o pó compacto

  • Sempre aplique depois da base e antes do blush, com um pincel arredondado de cerdas naturais ou com uma esponja.
  • Escolha bem a textura: mate, acetinado ou iluminador.
  • Tenha um cuidado especial com a quantidade, já que o excesso de pó pode ressaltar as imperfeições da pele ou dar um aspecto muito artificial.
  • Se a sua pele é oleosa, aplique especialmente na chamada zona “T” (testa, nariz e queixo).
  • Depois de aplicar, dê algumas batidinhas com um lenço de papel na pele, para aumentar a aderência.
  • Guarde o pó em um lugar seco, já que a umidade pode danificá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *