Ppal Hist Jabon

A história do sabão


Ele é um produto imprescindível para a higiene pessoal e pode ser encontrado em vários formatos: em barra, em pó, em creme ou líquido. Saiba quando o sabão foi produzido pela primeira vez e conheça os detalhes de sua evolução.

Em 2800 a.C., os sumérios deixaram registradas em tábuas de argila a mistura de ingredientes utilizados para produzir o sabão: óleos, potássio, resinas e sal. Assim nasceu este item tão indispensável para a nossa higiene e os cuidados com a saúde. Enquanto isso, os fenícios fabricavam o sabão com azeite de oliva e carbonato de sódio; já os sírios também usavam azeite de oliva, mas misturado com louro.

Durante o século VIII a indústria do sabão cresceu na Espanha e na Itália. No final do século X, os árabes construíram em Sevilha a primeira grande fábrica de sabão. Eles conseguiam as matérias-primas no vale Guadalquivir, repleto de oliveiras.

historia-jabon-BR

Em meados do século XIII, os franceses começaram a produzir sabões com gordura de cabra e cinzas de haia, uma planta rica em sódio. Mais tarde, em 1500, eles conseguiram expandir seus domínios até a Inglaterra e, em 1622, o rei James I deu um reconhecimento especial aos franceses.

Mas na Baixa Idade Média se difundiu a crença de que a água e a umidade poderiam contaminar as pessoas, o que reduziu drasticamente os banhos e a limpeza de roupas. Consequentemente, doenças como a peste negra se propagaram por todo o continente europeu, atingindo grande parte da população.

Towels and spa set on mat background.

Anos depois, em 1791, o químico francês Nicolas Leblanc fez uma verdadeira revolução, inventando um processo que conseguia carbonato de sódio a partir de sal marinho. Em 1823, o professor Eugène Chevreul conseguiu explicar quimicamente o processo que transforma em sabão a gordura misturada com um composto alcalino e água, processo que já havia sido descoberto pelos sumérios.

Em meados do século XIX, os compostos naturais foram substituídos por componentes sintéticos. Com isso, os sabões tradicionais saíram de cena e apareceram os produtos específicos para lavar roupas, com enzimas próprias para eliminar manchas.

02I95290Nos anos 1970, o jeito de lavar as mãos mudou completamente. O empresário americano Robert Taylor deu adeus aos sabonetes tradicionais em barra e criou o Softsoap, um sabonete líquido. O frasco tornou seu uso muito mais fácil e higiênico.

Os avanços tecnológicos continuaram. Em 2014 a Avon criou uma linha especial e inovadora de cuidados com a pele, a Clearskin. O sabão para o rosto e o corpo com triclocarban, ingrediente famoso por suas propriedades antissépticas, remove facilmente o excesso de oleosidade e as impurezas que ficam na derme. É uma opção ideal para conseguir uma pele saudável e com brilho.

02J67711Mãos limpas e livres de germes

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para lavar e descontaminar as mãos corretamente é necessário:

  • Molhar com água em abundância.
  • Ensaboar, com a torneira fechada.
  • Esfregar as palmas das mãos e lavar entre os dedos.
  • Limpar as pontas dos dedos, esfregando-as nas palmas das mãos.
  • Enxaguar.
  • Secar com um papel descartável ou com ar quente.
  • Fechar a torneira com o papel, para evitar que as mãos se contaminem novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *