Ppal Crema Humectante

A história dos cremes umectantes e hidratantes


O cuidado com a pele é importante para todas as mulheres e é um hábito que herdamos de civilizações antigas. Desde então, o culto ao corpo nos faz buscar vários produtos para mantê-lo sempre protegido e hidratado. Saiba mais sobre as origens e sobre como evoluiu a hidratação.

Os registros mais remotos sobre as primeiras civilizações humanas já contêm algumas informações e receitas de misturas usadas por homens e mulheres no corpo para hidratar suas peles.

Em 3000 a.C., os trabalhadores egípcios que ficavam longas horas expostos ao sol aplicavam óleo de gergelim e de rícino ao fim do dia para hidratá-la, deixando suas peles mais macias e com elasticidade. Mais tarde, por volta do ano 1000 a.C., os gregos passaram a usar azeite de oliva e mel para hidratação.

historia-crema-humectante-BR

Os romanos exploraram as ervas, plantas, óleos naturais e suas propriedades umectantes. As mais usadas eram as rosas, jasmins e o limão. Eles preparavam misturas e untavam a pele, massageando-a para assegurar nutrição e suavidade.

honey spaNa Idade Média, no início do século V, o culto ao corpo foi proibido por questões religiosas. No entanto, muitos corriam o risco e aplicavam óleos de amêndoa e mel, para ter um aspecto mais jovem e saudável.

Séculos depois, foram descobertos novos ingredientes para a elaboração de misturas para o corpo. Muitos deles continuam sendo usados até hoje em diversos cosméticos, como a vaselina e os óleos minerais. Eles eram vendidos para uso em todo o corpo e foram os precursores dos cremes que conhecemos atualmente.

Em 1900 foi lançada pela Hinds a primeira pomada, feita à base de amêndoas. Mas somente em 1930 os cremes experimentaram o auge de seu uso e comercialização, devido ao boom das indústrias cosméticas.

Em 1960, o químico Max Huber sofreu um acidente em seu laboratório, que danificou parte de sua pele. Ele não teve bons resultados com os cremes populares da época e começou a pesquisar sobre o tema. Doze anos mais tarde, criou o Crème de La Mer, um produto para o corpo que continha vários ingredientes novos, entre eles as vitaminas C e E. Ambas deram uma textura mais lisa e suave à sua tez, melhorando seu aspecto, que ainda tinha marcas das lesões.

Desde então, os laboratórios incorporaram ambas as vitaminas em suas fórmulas, já que, além da aparência, contribuem para a saúde da pele. Os cremes também passaram por um processo de evolução constante, com a descoberta de produtos diferentes para cada tipo e textura de pele.

Em 2010, a Avon lançou a linha Avon Care, com itens específicos para cada parte do corpo e tipo de pele. Entre eles, há opções para toda a família, e ainda produtos para a face e para as mãos.

Hoje, temos uma infinidade de opções, por isso não há mais desculpas para deixar de lado os cuidados com nosso rosto e nosso corpo.

Soft Body, Hand and Face CreamHidratação e umectação não são a mesma coisa
Há diferenças entre ambos os processos: enquanto a hidratação reforça os hidratantes naturais da pele, a umectação conserva a água da derme. Isto é, os cremes umectantes funcionam como barreiras de proteção, que evitam a vaporação da umidade natural da pele. Por outro lado, os hidratantes dão agua ao tecido para que ele possa exercer suas funções. Ambos são fundamentais para os cuidados com o corpo. Avalie qual deles é mais necessário para você e aplique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *