Tip Teñido

História dos cremes para pentear


A obsessão por cabelos bem cuidados e perfeitos não é nova. Saiba como o creme de pentear evoluiu nos últimos 100 anos até chegar ao formato que conhecemos hoje.

Assim como maquiagens, perfumes e loções corporais, produtos para os cabelos também têm uma longa história. Embora os cremes de pentear apareçam em 1930, antes vários elementos naturais eram usados para ter os cabelos bem cuidados. Até 1900, homens e mulheres aplicavam loções à base de produtos naturais, como a seiva vegetal e óleos (o de amêndoas era o mais popular). Além de nutrir o cabelo, eles simplificavam o penteado, deixando os fios desembaraçados e arrumados por mais tempo.

crema para peinar

Em 1929, foi lançado o Brylcreem na Inglaterra. Os primeiros consumidores eram os homens, pois ele mantinha os cabelos intactos por horas, com um efeito parecido com o do gel. Mas aos poucos, as mulheres também passaram a usá-lo. Elas colocavam um pouco na palma das mãos e espalhavam nos fios, modelando-os.

Portrait of young beautiful woman with jewelryQuinze anos depois, com a moda dos bobes e dos cabelos cacheados, o creme evoluiu e passou a ser desenvolvido para fixar este tipo de penteado. Além de mais harmônicos, os cachos ficavam armados por mais tempo.

Até então, estes produtos tinham um efeito molhado, mas em 1960 a tendência mudou e eles foram substituídos pelos de efeito eco. Neste momento, surgiram os primeiros cremes com as mesmas características que encontramos atualmente. Eles eram aplicados após o cabelo ser lavado, para fixar cachos naturais e os cabelos lisos, deixando os fios saudáveis e bem nutridos.

A popularização do consumo destes produtos se deu no final da década de 1980 e início dos anos 90. Naquela época havia muitas marcas, loções, sprays e tipos de gel. Dar forma ao cabelo já era parte de um ritual cotidiano.

Em 2014, a Avon lançou a linha Advance Techniques, especializada no controle dos cachos. Ela inclui um creme de pentear com a tecnologia frizz blocking, que ajuda a dominar os fios rebeldes. Esta fórmula contribui para a redução do volume e garante 24 horas de cachos definidos e sem frizz.

Como escolho e aplico o creme?

02J68235Muitas vezes temos dúvidas sobre como usá-lo corretamente. Confira algumas recomendações.

  1. Confira a marca e escolha o tipo mais adequado para o seu cabelo: seco, normal, oleoso, tingido, etc. Este passo é fundamental, pois cada um possui propriedades diferentes e se você não escolher corretamente, não terá os resultados esperados.
  2. A aplicação: primeiro você deve colocar uma pequena quantidade (do tamanho de uma noz) na palma da mão e distribuí-la. Em seguida, aplique com movimentos suaves no comprimento e nas pontas. O cabelo deve estar úmido, mas não muito molhado.
  3. Cabelos cacheados: jogue o cabelo todo para um lado, com a cabeça inclinada e aplique das pontas para cima, apertando suavemente com as mãos. Depois, mude de lado e repita o processo.
  4. Cabelo liso: aplique de cima para baixo com a ajuda de um pente. Enquanto você distribui o produto, penteie corretamente, sempre para baixo.
  5. Devo enxaguar? Os cremes para pentear não precisam de enxágue. Portanto, quando terminar de aplicá-lo, você já estará pronta para exibir suas melenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *