Tip Teñido

História dos esfoliantes


A beleza não tem a ver apenas com a escolha da maquiagem certa ou do melhor look. É importante cuidar da pele para que todo o restante também possa funcionar. Saiba mais sobre a história dos esfoliantes e sua evolução até os produtos que conhecemos hoje em dia.

O cuidado com a pele e o corpo não é um assunto novo. Ao longo da história há vários períodos em que homens e mulheres aplicavam produtos e misturas para protegê-los. Vamos conhecer a história da esfoliação, um processo imprescindível para manter nossa pele saudável e bem cuidada.

Há mais de 6000 anos, os antigos egípcios utilizavam técnicas de esfoliação, com misturas de óleos animais, pó de alabastro (um tipo de pedra) e sal marinho. Eles aplicavam essa pasta sobre o corpo e sobre o rosto, e esfregavam para eliminar as impurezas.

exfoliantes-br

Anos depois, os gregos realizavam o mesmo ritual. Eles untavam seu corpo com óleo natural e em seguida passavam areia, esfregando antes de tomar banho. O objetivo era ter uma pele limpa e macia, utilizando técnicas de esfoliação mecânica.

Na Idade Média apareceu um novo tipo, que determinou a origem do que conhecemos como esfoliação química. Naquela época, o ácido tartárico do vinho era usado como agente ativo na esfoliação corporal.

Skincare and massage accessories

E a evolução não parou. Em 1800, óleos e sucos naturais misturados com elementos granulados como açúcar ou pó de pedras eram os esfoliantes de uso cotidiano e caseiro. Cerca de 100 anos depois, a pedra pomes se tornou um dos produtos mais usados neste processo, sobretudo em peles ressecadas.

Em 1940 surge o peeling cutâneo, um procedimento médico em que a pele é polida quimicamente. Naquela época, vários estudos permitiram o avanço destas técnicas. Foram descobertas muitas sustâncias que ajudavam na esfoliação, e descartadas outras que ainda eram utilizadas, mas que ofereciam risco à saúde.

Em 1990, o mercado já comercializava vários tipos de esfoliantes, em gel ou em creme, além de diversos produtos para esfoliação química, e procedimentos cosméticos, como o peeling de diamante e outros tipos de peeling, que continuaram evoluindo e se modernizando.

Em 2012, a Avon lançou a linha Solutions, composta por vários cremes para o cuidado com a pele. Um deles é um esfoliante para o rosto com mentol, que elimina impurezas e o excesso de oleosidade, deixando uma sensação refrescante.

Você está pronta para a sua próxima esfoliação?

Dicas para fazer a esfoliação em casa

Anote nossos conselhos e fique com uma pele mais saudável e bonita, sem sair de casa.

  1. Primeiro, lave bem a área que você vai esfoliar.
  2. Faça a esfoliação durante o banho. O vapor da ducha ajuda a abrir os poros e, assim, a limpeza será mais profunda.
  3. Alguns sabonetes e produtos em gel têm partículas granuladas em sua composição, facilitando o processo durante o banho.
  4. Não faça a esfoliação em áreas sensíveis, como em volta dos olhos ou no peito, ou mesmo em lugares onde sua pele está avermelhada (pela ação do sol, por exemplo).
  5. Se você tem a pele seca, faça uma vez por semana. Para peles oleosas, são recomendadas de duas ou três vezes.
  6. Utilize produtos específicos para cada parte do corpo. Confira a linha Solutions da Avon.
  7. Quando terminar, hidrate sua pele com creme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *