Ppal Sombras

O nascimento da sombra


Quem nunca esfumou os olhos? A sombra é fundamental para a maquiagem, porque ajuda a definir um estilo ou simplesmente a acompanhar um look em que a boca pode ser a estrela principal. É um item que nunca falta no estojo de maquiagem de qualquer mulher. Conheça sua história e os diversos tipos disponíveis no mercado.

Hoje elas são usadas para destacar a beleza, mas as primeiras sombras tinham o propósito de proteger os olhos. Em 5000 a.C., no Egito Antigo, homens e mulheres usavam pós elaborados com carvão, para se proteger dos raios solares e das infecções oculares.

Essas primeiras sombras eram aplicadas com uma escovinha, cobrindo toda a pálpebra móvel. O mesmo estilo também era usado na Grécia Antiga. Além do carvão, outras cores eram produzidas, à base de lápis-lázuli ou malaquita.

historia-sombra-de-ojos-BR

Com a chegada dos romanos, no século III, o azeite de oliva passou a fazer parte da composição. As maquiagens para os olhos passaram a ter uma textura mais líquida, que facilitava sua aplicação e aumentava a duração.

Durante toda a Idade Média, eram exportados para a Europa vários tipos de maquiagem já usados no Oriente Médio há algum tempo: pós para o rosto, pastas para os lábios e para os olhos. No entanto, poucos desses produtos eram usados, pois a moda na época era ter o rosto mais pálido possível.

make up palette colorfull closeupEm 1900, com o auge da indústria cosmética, as sombras se popularizaram. Naquela época, apenas os artistas e as mulheres de classes altas usavam maquiagem. Nos anos 1930, aumentou o acesso aos produtos de beleza. Com essa democratização, o leque de cores para as pálpebras se ampliou, incluindo tons dourados e prateados.

Anos depois, nas décadas de 1960 e 1970, as cores ficaram mais suaves e as mulheres passaram a optar por uma diversidade de tons claros. Os turquesas, celestes e verdes eram os mais buscados. O iluminador não demorou a aparecer, e logo passou a ser usado para iluminar o arco das sobrancelhas e o canto do olho.

Nos anos 1990, as sombras já estavam completamente consagradas. Nessa época, o design passou a atuar sobre as combinações de cores. Celebridades e modelos passaram a exibir sombras nacaradas, com looks cheios de glamour. Rapidamente, esta moda invadiu as noites e virou tendência entre mulheres de vários lugares diferentes.

Em 2012, a Avon lançou seu primeiro conjunto de sombras compactas, o Ultra Color Sombra para Olhos Quarteto. São quatro tons em uma única embalagem, que podem ser usados para iluminar, maquiar e dar profundidade aos olhos. Os pigmentos, de longa duração e intensidade, combinam cores clássicas e modernas, para incentivar a experimentação. Esse produto se tornou um dos itens da Avon preferidos pelas mulheres.

makeup eye shadows and brushesJogo de texturas

Atualmente, além de vários de tons, há sombras também em diversas texturas:

  • Pó compacto: é a mais popular e conhecida. É importante passar um corretivo nas pálpebras antes, para fixar a sombra e fazer com que ela dure mais tempo. Algumas podem ser aplicadas com um pincel úmido, para maior precisão.
  • Creme: dura mais tempo que a sombra em pó e costuma ter textura suave. Suas cores são mais intensas, por isso são ideais para maquiagens noturnas. O único problema é que este tipo de sombra necessita de mais tempo para ser aplicada, pois pode se aderir nas dobrinhas da pele.
  • Lápis: a principal vantagem é sua fácil aplicação, já que o pincel não é necessário. Você pode usá-lo para intensificar a cor da sombra em pó, aplicando-o como base prévia.
  • Pó solto: costuma dar muita luz e cor aos olhos. E geral, é recomendada caso você seja uma especialista em make, já que pode se espalhar demais. Não deixe de usar o pincel correto e pratique antes de se maquiar pra valer.
  • Líquida: é parecida com os brilhos de lábios, já que é cremosa e vem com pincel para aplicação. A vantagem é que costuma ser resistente à agua, por isso é ideal para o verão, para um banho de piscina ou em momentos de transpiração intensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *