600×400

Prevenção do Câncer de Mama: Programa Global de Pesquisadores Clínicos

Conheça o programa da Fundação Avon, com uma abordagem pioneira na prevenção e no cuidado de pacientes em todo o mundo.

O câncer de mama é uma doença que acomete mulheres em todo mundo. Este ano, quase 1,5 milhão serão diagnosticadas com o problema. É fundamental compreender que as pessoas que moram em países de baixa renda estão em maior risco, já que as taxas de mortalidade são muito mais altas (cerca de 50%) na comparação com países desenvolvidos (nos Estados Unidos, a taxa é de aproximadamente 16%).

Sem dúvida são números preocupantes. E essa foi uma das causas pela qual a Fundação Avon criou em 2012 o Programa Global de Pesquisadores Clínicos do Câncer de Mama. O objetivo é capacitar importantes pesquisadores de todo o mundo nos principais centros dedicados ao estudo do câncer de mama nos EUA. Depois de receber treinamento com um mentor em um período de quatro a oito semanas, os pesquisadores voltam a seus países com novas habilidades, colaborando com milhares de pacientes.

O programa é o único do tipo e cria um novo caminho na luta contra a doença. O objetivo é compartilhar conhecimento e construir uma transformação positiva em âmbito global. “Cada um desses pesquisadores são verdadeiros defensores da transformação em seus países de origem”, afirma o Dr. Paul Goss, presidente do Conselho Assessor para Assuntos Científicos da Fundação Avon e diretor de Pesquisa Contra o Câncer de Mama no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston (EUA).

Os pesquisadores chegam de várias partes do mundo e participam de sessões intensivas de treinamento em diversas áreas: cirurgia, patologia, radiologia, oncologia, design de ensaios clínicos e saúde pública e da comunidade. Muitas vezes voltam a seus hospitais não apenas com uma mentalidade nova, mas também com novas ideias sobre como aplicar o que aprenderam.

Além do treinamento técnico, um dos maiores benefícios, segundo muitos dos participantes do programa, são as relações estabelecidas com os colegas. Eles compartilham conhecimento com compromisso e generosidade, se inspirando para ser profissionais mais qualificados a cada dia. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *