2000×1000

Rugas: é só uma questão de genética?

Saiba o quanto os fatores genéticos influenciam nos sinais de envelhecimento da pele e como prevenir sua aparição.

Arrugas_ es todo cuestión de herenciaEm primeiro lugar, é importante saber que as rugas não são determinadas apenas pelo seu DNA, mas também por outros fatores, como o metabolismo, o estilo de vida, a exposição ao sol e os cuidados com a derme.  

Isso quer dizer que você pode herdar da sua família alguns aspectos como a cor da pele e a quantidade de colágeno que seu organismo produz, mas também pode cuidar da sua derme de modo a retardar o surgimento dos sinais da passagem do tempo.

Muitos aspectos influenciam. Entre eles, estão a poluição do meio ambiente, o estresse, a exposição ao sol sem proteção, uma alimentação ruim e o cigarro. Por isso, se você acha que geneticamente possui propensão a ter mais rugas, cuide dos demais fatores nocivos à sua pele.

Antes de tudo, ela deve estar sempre hidratada (use um creme todos os dias) e limpa (não deixe de tirar a maquiagem antes de dormir). Também é fundamental ter uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, tomar bastante água, usar um bom protetor solar na hora de se bronzear – não esqueça que é bom evitar o período entre 10h e 15h – e evitar o estresse. Ainda que seus antepassados tenham tido rugas quando jovens, estes cuidados vão ajudar você a adiar este processo por mais alguns anos.

Também não vale esquecer aqueles cuidados indicados para cada idade. Assim como a gente, a pele possui necessidades diferentes ao longo da vida. O uso de produtos não adequados para a sua faixa etária pode acelerar o envelhecimento da derme ou simplesmente não adiantar nada. Procure sempre aqueles que são elaborados para a sua idade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *