600×400

Um sabão para cada tipo de pele

É preciso levar muitos fatores em consideração na hora de cuidar da pele. O sabonete que você usa diariamente é um deles. Há muitos tipos, cores e fragrâncias diferentes. Mas será que todos eles são realmente bons para a sua pele? Saiba mais.

Un jabón para cada pielO sabonete possui uma função muito importante: manter a superfície da pele limpa e macia. Mas além da questão estética, a limpeza impede o aparecimento de micro-organismos que podem causar infecções, como acne, caspa e seborreia.

Os sabonetes devem cumprir algumas funções para comprovar sua eficácia: limpar a pele sem irritá-la, não desmanchar em contato com a água, não perder nem modificar seu aroma e contar com componentes biodegradáveis em sua fórmula para não contaminar a água. Outro fator importante é o pH, que deve ser similar ao da pele, para evitar irritações.

O processo químico de fabricação dos sabonetes se chama saponificação. Ele consiste em combinar ácidos graxos naturais com uma substância alcalina. A mistura recebe fragrâncias, umectantes, antibacterianos, antissépticos ou esfoliantes.

Há diversos tipos de sabonetes no mercado. Conheça as características dos principais:
Sabão de coco: é usado para lavar as mãos, a roupa e para limpar a casa. Muitos também dizem que ele ajuda no combate à queda de cabelo.

Sabonete comum: é sólido e produz grande quantidade de espuma. Costuma ser usado para lavar o cabelo e o corpo.

Sabonete hidratante: possui componentes que ajudam a pele a manter um nível adequado de umidade. É recomendado para pessoas com pele ressecada, já que hidrata e repara.

Sabonete suave: é indicado principalmente para pessoas com pele sensível, pois possui sua fórmula é à base de águas termais e outras substâncias suaves.

Sabonete esfoliante: possui pequenos grãos que ajudam a eliminar as impurezas e as células mortas da pele.

Sabonete de glicerina: recomendado para peles oleosas; também é usado para a higiene diária de recém-nascidos, já que é hipoalergênico.

Sabonetes especiais: possuem ingredientes antibacterianos ou antissépticos, que aliviam e previnem infecções cutâneas como a acne, a caspa e a seborreia. Deve ser indicado por um médico especialista.

Sabonete de aveia: usado em lesões na pele, pois ajuda a cicatrização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *