Ppal Shampoo

Você conhece a história do shampoo?


Hoje, as prateleiras estão repletas de vários tipos de shampoos, para todos os gostos. Mas antigamente, seu uso era muito distinto daquele com que estamos acostumadas. Descubra a origem e a evolução desse produto indispensável para a limpeza do cabelo.

Em 1759, surgiu o shampoo, produto indispensável para a higiene e o cuidado dos cabelos. A origem do nome é hindu e seu primeiro significado era “massagear”. O homem de negócios Sake Dean Mohamed criou os primeiros banhos de shampoo na Grã-Bretanha, no estilo dos banhos turcos. Sua iniciativa de sucesso, que consistia basicamente em banhos terapêuticos, fez com que ele se tornasse reconhecido como “o cirurgião do shampoo” pelos reis George IV e William IV.

A partir do final do século XIX, os cabelereiros da Grã-Bretanha incorporaram a novidade. Eles começaram a misturar sabão em pó com ervas aromáticas para obter uma fragrância especial, para que seus clientes pudessem aproveitar esse novo tipo de serviço. Além disso, eles também queriam os consumidores tivessem mais brilho em seus cabelos.

Shampoo-BR

Muito tempo se passou até que cientistas americanos criassem a versão atual do shampoo, com componentes de limpeza e substâncias que produzem espuma. Eles inseriram na fórmula ingredientes conhecidos como “espumógenos”. O shampoo “Drene” (Procter & Gamble), lançado em 1930, foi o primeiro a possibilitar a higiene dos cabelos sem danificá-los, já que as fórmulas anteriores continham agentes químicos muito fortes que removiam a gordura, mas causavam a queda. As tropas americanas que foram para a Europa a partir de 1939 levaram essa nova descoberta ao continente, fomentando seu uso e sua popularidade.

Em 1961, os shampoos receberam um componente químico, chamado piritionato de zinco com propriedades antibacterianas e antifúngicas. Assim, nasceram as fórmulas verdes e azuis capazes de combater a caspa. Nos Estados Unidos, o produto foi lançado em novembro daquele ano.

Hoje, as opções no mercado são quase infinitas. Vale destacar o Advance Techniques, lançado pela Avon em 2013: um shampoo capaz de hidratar e limpar ao mesmo tempo, já que sua fórmula é enriquecida com componentes marinhos e pantenol, para reparar as áreas mais afetadas do cabelo e do couro cabeludo.

young attractive bunette woman with glossy shiny hair healthcare beauty

Dicas: Como aplicar

  • Use o tipo de shampoo adequado para seu cabelo: alguns agentes específicos ajudam a melhorar os fios oleosos ou normais, secos ou finos, cacheados ou pintados.
  • Coloque um pouco nas mãos e massageie a cabeça com a ponta dos dedos, para absorver melhor o produto e ativar a circulação.
  • Passe duas vezes durante o banho, enxaguando após cada uma delas.
  • Comece usando água quente, depois água morna, e termine com água fria, para dar mais brilho ao cabelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *